Festa Infantil Ecológica, o que é?

Uma festa mais sustentável, onde cada detalhe é pensado com muito cuidado e tudo que é planejado e executado resulta numa festa menos impactante ao meio ambiente e super criativa, proporcionando, como consequência da mudança de prática, bem estar e nutrição ao aniversariante e a todos os convidados.

Hoje em dia, a maioria das festas infantis geram toneladas de lixo. É praticamente uma festa descartável! Considerando ainda que o investimento é bem alto. E o que sobra? Um monte de lixo. São pratos, talheres, copos, toalhas, guardanapos, enfeites de decoração, embalagens de doces, saquinhos de lembranças e enormes arranjos de bexigas. Não escapa nada. Tudo é descartável!

De fato, as festas infantis tradicionais geram muito desperdícios, entretanto, é válido considerar que são festas belíssimas e encantadoras, tornando assim o dia inesquecível para os pais que tanto investiram. Além de resultar num registro com inúmeras fotos profissionais que será lembrada com muito carinho. Mas, agente não pode viver apenas de beleza.

Quando somos pais, acredito que devemos pensar em alternativas com que possamos contribuir para deixar um mundo melhor para os nossos filhos, mostrar para eles que existem ambientes mais sadios e menos artificiais. Que tal pensarmos num tipo de celebração mais criativa, saudável e mais ecológica? Algo que possa sair do comum, algo diferente que fuja das temáticas da moda que o mercado consumidor dos buffets oferecem. Uma festa que também tenha uma proposta educativa e traga benefícios ao meio ambiente e às pessoas envolvidas. As festas ecológicas primam por essa intenção, é por esse motivo que abordo e defendo sua prática.

Nas eco-festas, a escolha do local foge dos salões climatizados. Geralmente optamos pelos ambientes abertos, com a presença da natureza, sob a luz natural do dia como parques, praças ou quintais. Os doces são reduzidos do cardápio e são oferecidas mais frutas e sucos para a criançada como opções mais saudáveis. Para a decoração, aplica-se a teoria dos 3R´s (Reciclar, Reutilizar e Reduzir) de forma bem criativa. É algo mais simples, artesanal e feito com muito carinho. As lembrancinhas normalmente seguem o mesmo princípio da decoração, tendo utilidade para as crianças e não apenas para depois serem jogadas no lixo. Quanto ao entretenimento da festa, os pequenos se divertem aprendendo, seja na produção artística manual com a realização de oficinas ou através de brincadeiras que motivem um contato com a natureza. Assim, as crianças desfrutam de momentos de conhecimento e educação ligados aos valores fundamentais de respeito à natureza.

É uma celebração à vida! Nas festas mais verdes, a conscientização não envolve apenas as crianças, os adultos também tomam gosto em preservar nosso meio ambiente.

Vale a pena pensar nisso!

Nossos filhos merecem uma festa mais saudável e mais verde.

*Aguardem! No próximo post (dessa categoria) tratarei, detalhadamente, cada itens desses que caracterizam a eco-festa trazendo dicas de como você pode fazer uma festa bonita e mais sustentável.

Ecofestas1

ecofestas2

ecofestas3

[seleção de imagens retiradas da internet]

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s