Silêncio, estou mamando!

Quando estava na décima semana de gestação, eu e Ricardo fizemos o curso Preparar (no Rio) com a educadora perinatal francesa Stephanie Sapin-Lignieres e, na aula sobre a amamentação, uma orientação dada me chamou a atenção quando ela falou: “Futuras mamães, façam de tudo para amamentar em silêncio. Procurem sempre os ambientes tranquilos para seus filhos mamarem bem”. Ali, naquele momento imaginei um pouco de como seria especial o ato de amamentar e o tamanho da seriedade que é alimentar um bebê, que também merece ser nutrido de atenção, amor e carinho enquanto mama.

O que ouvi e senti ficou registrado em mim e quando Artur já estava em meus braços até o desmame, me dediquei muito a seguir o ensinamento recebido porque sabia que quanto mais concentrada eu estivesse no momento melhor amamentaria meu filho e cresceria o amor entre nós, a cada mamada.

Sei que há circunstâncias em que precisamos falar ou fazer algo (isso aconteceu comigo algumas vezes). Mas, o bebê sente… Mesmo assim, creio que se nós pensarmos um pouco mais em nossos pequenos, a gente consegue sim abrir mão do que possivelmente teríamos de fazer naquele momento, e desta maneira nos dedicamos integralmente aos minutos tão especiais para nós – a hora da amamentação. Nos faz bem e fazemos o bem para o nosso bebê.

Às vezes penso que para as mães de primeiro filho fica mais fácil seguir essa instrução (como é o meu caso) pois, vi na prática, algumas amigas amamentando seus segundos(as) filhos(as) e ao mesmo tempo brincando ou conversando com o filho mais velho. Como também presenciei uma amiga dando a atenção devida à hora da mamada do segundo filho, sem intervenções. Exemplos vivos que me conduzem a reflexões. E hoje penso que terei condições de fazer meus esforços para dar continuidade a esse exercício de me harmonizar para que o aleitamento seja o melhor para meus filhos.

Bom, pelo que venho vivenciando creio que há três motivos essenciais que justificam a importância de amamentar em ambientes tranquilos e mais silenciosos. As minhas dicas são as seguintes:

  1. Melhorar a Produção do Leite Materno – quanto mais tranquilas e concentradas estivermos na hora da amamentação mais fluida será a saída do leite. Pense sempre em coisas boas e transmita muito carinho ao seu bebê. Stresse e pensamentos ruins dificultam a amamentação, e podem até bloquear a produção do leite. Sentir harmonia é o que seu filho merece enquanto mama.

 

  1. Evitar distrações para o Bebê – locais barulhentos, com eletrodomésticos ligados (TV, liquidificador, batedeira) e pessoas conversando, causam distração no seu bebê e ele não consegue mamar direito. Ficará virando a cabeça em direção ao som para descobrir o que é – principalmente nos primeiros meses de vida, porque o bebê está fazendo o esforço natural dele para aprender a mamar com eficiência – Evite conversar ou falar ao telefone enquanto amamenta porque seu filho pode ficar irritado querendo a sua atenção.

 

  1. Maior Interação entre Mãe e filho – a tranquilidade e o silêncio são favoráveis para o fortalecimento do elo entre você e seu bebê durante a amamentação. Além de trazer benefícios para o desenvolvimento de seu filho. Estudos comprovam que amamentar com dedicação e amor faz com que as crianças cresçam mais confiantes e amáveis.

Espero que as dicas sejam úteis para vocês tanto quanto foram marcantes pra mim.

Desejo às mamães uma Boa Amamentação e muito leitinho para seus bebês!

 

aleitamento-materno

  • Você tem mais uma razão sobre o tema abordado nesse post? Fique a vontade para compartilhar sua experiência. Seu comentário será bem vindo!!
Deixe um comentário

