Cantinho da Leitura para Artur

É gratificante ver o carinho e interesse que meu filho tem pelos livros infantis. Ele os abraça tão bonitinho e fica um tempão folheando e olhando, atentamente, as ilustrações.

É uma graça, ele adora “ler”. E, a mamãe coruja aqui, claro que se encanta a cada dia quando o observa  brincando e “lendo” os livrinhos e principalmente, nos momentos que se dedica a ler pra ele as historinhas – Para mim, instantes mágicos e, para nós dois, momentos afetuosos no elo entre mãe e filho.

Já faz parte do rol de recomendação de educadores e especialistas para que os pais incentivem a prática da leitura com seus filhos. Porque nós, pais, temos um papel fundamental nesse processo ainda que seja simples e fácil a nossa contribuição, precisamos apenas apresentar esse universo da leitura para os nossos filhos, de forma afetiva e lúdica. Penso que, não basta apenas comprarmos um livro bonito e interessante, devemos também acompanhar de perto a leitura e contar historinhas para eles. Embora que algum de nossos filhos não saibam ler ainda (como é o meu caso, pois Artur tem 1ano e 4meses), é importante eles terem acesso com a palavra escrita, através dos livros, mesmo antes da alfabetização porque eles já vão pegando o “gostinho” pela leitura e nós mães, vemos de perto os benefícios dessa prática no desenvolvimento de nossos filhos .

Desde cedo estimulamos a leitura para Artur e, como forma de intensificar esse contato com os livros infantis pensei em fazermos no quarto dele, um “cantinho da leitura” para ele brincar, aumentar o hábito da leitura e se envolver mais nesse universo.

Pesquisei na internet algumas ideias de espaços e alternativas criativas para o lar e, encontrei simples prateleiras feitas de calhas de PVC. Úteis, práticas e baratas para o meu projeto. Compartilho aqui com vocês o passo a passo que encontrei.

1c 1d 1e

O pai aprovou a ideia e colocou a mão na massa, com o maior prazer e dedicação. Decidimos instalar as prateleiras ao alcance de Artur para ele ter autonomia em escolher o livro que deseja ver e ainda para aprender a colocar de volta no lugar que pegou, trabalhando assim o senso de organização e zelo pelos livrinhos.

Aqui está o resultado.

CantinhodaLeitura1

Cantinhodaleitura2CantinhodaLeitura3Ficou lindinho o cantinho para o meu “pequeno grande leitor” e ele simplesmente amou!!

É possível sim mostrarmos para nossos filhos que a leitura pode se transformar numa ótima brincadeira. Presenteá-los com uma pequena biblioteca já é uma boa opção.

Querem saber como introduzi a leitura infantil na vida de meu filho? Vejam aqui como incentivar os pequenos a lerem.

 

Anúncios

3 Respostas para “Cantinho da Leitura para Artur

  1. Não sou mãe com filho em casa, meus filhos do coração moram com as mães. Adorei o blog e super indico, algumas mães precisam muito dessas dicas saudáveis e amorosa que vão fazer a diferença.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Claudiana, que surpresa boa ter sua visita no meu blog. Seja Bem Vinda! Fico feliz em saber que minhas construções e aprendizados com a maternidade também serão úteis para as mães do Ceará. Grata pelo incentivo e confiança!!

    Curtir

  3. Pingback: Cantinho de Leitura para as Crianças | Maternar e Brincar·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s