08 Dicas para Organizar uma Festa Ecológica

A missão não é tão impossível quanto se pensa.

Os elementos fundamentais para o planejamento de uma festa mais ecológica são: criatividade, consciência pela sustentabilidade e dedicação com amor. E a forma de promover esse tipo de festa é substituir a decoração por itens sustentáveis e artesanais, diminuir o uso de descartáveis, inserir um cardápio com comidinhas mais saudáveis e fazer uma festa ao ar livre. Viu? Não é tão difícil assim. Confira as dicas:

1. Escolha um local ao ar livre: a primeira ideia é aproveitar a luz natural do dia e optar por ambientes abertos. O quintal ou jardim da sua casa; parques da cidade; praças públicas, jardins botânicos. Espaços que tenham a Natureza presente, nada de salões climatizados;

1Local0 1Local1 2. Tema da Festa: as festas verdes fogem dos temas da moda. O objetivo é mostrar para as crianças que o universo infantil é muito rico e vai além dos personagens televisivos. Existe uma infinidade de temas a ser explorados, vejam alguns: Piquenique, Cores, Mar, Brinquedos, Circo, Acampamento, Jardim, Catavento, Barquinho de papel, Pássaros, Árvore, Livro Infantil, Bonecas, Aquarela, etc.

2Tema12Tema3. Cardápio Saudável: os doces devem ser reduzidos dando o destaque às comidinhas mais leves como sanduiches naturais, mini legumes com molhos, biscoitinhos integrais, frutas nos espetinhos ou saladas de frutas. Nada de frituras ou refrigerantes. Sucos naturais, água de coco, chás gelados e/ou água aromatizada – A alimentação saudável também é uma forma de cuidar do meio ambiente;

3Cardapio3Cardápio1

4. Pratos, copos e talheres reaproveitáveis: o objetivo é substituir os descartáveis pelos reaproveitáveis. Se puder utilizar a louça tradicional ótimo. Do contrário, disponha dos pratos, copos e talheres de plástico resistente, que possam ser lavados e aproveitados em outros eventos. Ou você também pode utilizar os copos e pratos de papel junto com os talheres de madeira – já existe no mercado copos/pratos ecológicos (feitos de papel biodegradável) que, quando descartados, não deixam resídos tóxicos na natureza;

4Copos4Copos15Adote um copo

5. Adote um copo: incentive seus convidados a utilizarem um único copo durante a festa. Uma forma simpática de fazê-lo é oferecer etiquetas e canetas para que eles sejam identificados. Assim, cada convidado cuida do seu copo durante a festa;

6. A Decoração: a ideia é focar na criatividade e, aplicar a teoria dos 3R´s (Reciclar, Reutilizar e Reduzir). Há uma diversidade de materiais que certamente iriam para o lixo e você pode transformá-los em material decorativo como as caixinhas de leite/suco, rolos de papelão, retalhos de tecidos, caixas de feira, latas de tintas, garrafas de vidro, entre outros. Substitua os balões por alternativas mais bonitas que podem ser reaproveitadas após a festa como: lanternas de papel, móbiles artesanais, pompons de papel de seda, bastidores coloridos. Quanto ao painel que fica por trás da mesa do bolo, que normalmente é decorado com muitos balões, você pode criar com fitas de cetim ou de papel crepom, móbiles feitos de papel craft ou coloridos; bandôs de tecido, malhas coloridas, enfim, deixe fluir o potencial artístico que há dentro de você e inove na decoração da festa.

6Decoração16Decoração0

6Decoração27. Lembrancinhas: presenteie seus convidados com lembrancinhas educativas, úteis e sustentáveis como pacotinhos de sementes, vasos decorados para flores, kits com caderno e giz de cera para desenhar, livros de histórias, ecobags, etc.

7Lembrancinhas

8. Entretenimento da festa: ofereça atividades recreativas onde os pequenos possam se divertir aprendendo. As oficinas artísticas manuais são bastante atrativas, como: pintar uma tela, criar um brinquedo utilizando materiais recicláveis ou decorar um vaso de planta. A contação de histórias é uma ótima – encanta crianças e adultos. Incentive também as brincadeiras livres em contato com a natureza. A criançada vai adorar!

8Brincadeiras

Espero que minhas dicas sejam úteis para vocês!

Acompanhem o próximo post sobre o tema onde vou relatar a festa ecológica que organizei para Artur – uma festa vegana com o tema “árvores” para comemorar o primeiro aninho dele. Aguardem!

Anúncios

2 Respostas para “08 Dicas para Organizar uma Festa Ecológica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s