Quarto montessoriano: aprenda a criar

Você já ouviu falar no método Montessori? “É um modelo educacional caracterizado pela ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.”

O método criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori tem saído das salas de aula e vem se expandindo para o lar. O destaque é para o quarto montessoriano, porque muitos pais estão tomando conhecimento sobre os benefícios para a primeira infância, pois trata-se de um ambiente rico e estimulante onde a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável! Além disso, arquitetos e decoradores também têm estudado a proposta e projetado quartos belíssimos.

Para Montessori o quarto dos pequenos deve ser estruturado de acordo com a ótica da criança e não do adulto, de forma que ela circule livremente explorando as coisas que estão ao seu alcance. O ambiente deve ser pensado de forma minimalista e funcional, composto de poucos móveis proporcionando harmonia, aconchego, tranquilidade e principalmente segurança. Diferente do quarto tradicional, o berço e as grades são substituídos por colchões no chão ou futons. Os tapetes e almofadas compõem o quarto, juntamente com prateleiras, mesinhas e cadeiras baixas e, espelhos e brinquedos organizados na altura da criança – Tudo pensado com carinho para que o quarto não seja apenas um cômodo para dormir, mas principalmente para se tornar o ambiente que ele mais goste na casa e que se identifique (desde as cores aos brinquedos ao alcance). Ao invés de um quarto inacessível e apertado, seja um espaço rico para a exploração e as descobertas dos filhos.

Recomendo muito esse modelo de quarto por experiência própria!

Quando tomei conhecimento do tema, me dediquei a estudá-lo e, não tive dúvidas na escolha. Projetei e montei (com muito amor) o quarto montessori de Artur. De fato, economizei muito e o quarto não ficou com “carinha de bebê” para daqui há 3 anos ter que investir numa reforma e mudar o visual porque meu filho deixou de ser bebê. =) Pra mim, o melhor do quarto é que dispõe de um bom espaço para que eu possa brincar junto com meu filho e ainda me permite acompanhar de perto os benefícios no desenvolvimento motor e intelectual dele.

Aqui vão alguns passos para montar um quarto montessoriano:

1. Cama

O berço é substituído pelo colchão ou futons no chão para não limitar o espaço exploratório da criança. Para os bebês, recomenda-se utilizar alguns travesseiros ou almofadas ao redor da cama para evitar quedas durante a noite.

2. Espelho

Ajuda a criança a se conhecer, compreender os limites do seu corpo e se sentir mais segura. É essencial que o espelho esteja bem preso na parede para a segurança da criança – se preferir opte pelo espelho acrílico ao invés do vidro.                                Para os bebês que estão aprendendo a engatinhar, o espelho deve ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Quando o bebê já estiver andando, deve ficar na vertical.

3. Barra

Uma barra (ou um varão de cortina) deve ser fixada na parede para auxiliar o bebê a ficar de pé e andar.

 4. Tapete

O tapete delimita o espaço para as atividades para as crianças maiores e proporciona experiência sensorial para os bebês – ao crescer a criança começa a compreender que o tapete é o local onde são espalhados os brinquedos e peças.

Uma opção bastante utilizada é o tatame emborrachado (aqueles vendidos em blocos grandes indicados para academias e estúdios de pilates) porque são atóxicos, laváveis e possuem uma espessura ótima para absorver os impactos. O revestimento vinílico também é uma boa opção por ser indicada para quartos, creches, salas de recreação e clínicas pediátricas, porém absorve menos aos impactos.

Alerta: não utilizem os tapetes de EVA populares coloridinhos com desenhos em formato de quebra-cabeça porque não são recomendados para o uso infantil (apesar de serem vendidos para esse fim) pois eles possuem partículas tóxicas na sua composição (o mal cheiro já acusa isso). Embora que no Brasil eles sejam muito vendidos, em alguns países europeus suspenderam as vendas pelo caráter nocivo comprovado do produto.

5. Estante de brinquedos

Os brinquedos devem ser dispostos em estantes baixas, cestos ou caixas acessíveis à criança para que possa encontrar seus brinquedos e objetos favoritos – ponto este que incentiva a autonomia infantil e o senso de organização dos pertences.

O sistema de rodízio dos brinquedos é essencial (trocar a cada 15 dias) para que a criança possa explorar cada objeto, desenvolver a concentração e não gerar monotonia.

6. Decoração

De preferência uma decoração minimalista. Pintado e decorado com cores suaves (sem exageros porque o quarto não é uma brinquedoteca) utilizando poucos móveis. Quadros e gravuras devem ser fixados altura do campo de visão do bebê.

Para o sucesso na criação de um quartinho montessoriano é necessário que o bebê tenha espaço de sobra para se movimentar e explorar o seu cantinho. Para isso, a segurança do seu filho merece uma atenção especial: as tomadas e as quinas dos móveis devem ser protegidas, nada de fios de eletricidade ou objetos pequenos/pontiagudos fáceis de serem engolidos. Todo cuidado é pouco!

Explore sua criatividade e monte um quarto lindo, lúdico e cheio de encantos.

Em resumo:

resumo quarto montessoriano

Selecionei algumas imagens de quartos montessorianos para as mamães que tem interesse pelo método se inspirarem!

QuartoMontessori1QuartoMontessori2QuartoMontessori4QuartoMontessori7QuartoMontessori3QuartoMontessori10

QuartoMontessori6

QuartoMontessori11

QuartoMontessori8

QuartoMontessori9

Espelho e barra:

espelho.barra

espelho e barraPrateleiras e estantes para livros e brinquedos:estante.brinquedos (1)

estante.brinquedos (2)

estante.brinquedos (3)

estante.brinquedos (4)

montessori5

montessori11

estante.brinquedos (5)

Organizadores para livros e brinquedos:

organiza brinquedos

Gostaram? É tudo lindo! Aaaamo!!

Valioso para nossos filhos. Incentivo muito às mamães a criarem um quarto lindo assim.

Em breve postarei o quarto montessoriano de Artur para vocês conhecerem – compartilharei o que sonhei, como se concretizou o projeto e as respostas de desenvolvimento que Artur vem dando.

Precisando de dicas e assessoria, podem contar comigo!

Anúncios

13 Respostas para “Quarto montessoriano: aprenda a criar

    • Ooi Cariny, bom saber que vc é uma mãe que também aprecia o método. Eu já vi foto desse espaço de brincadeiras dos seus meninos e você está de parabéns! é o máximo!! Percebi que você é ótima de desafios…. =) Bons fluidos para o seu lar!

      Curtir

  1. Olá! Minha esposa está grávida e estamos gostando muito dessa ideia de quarto montessoriano. Lendo seu relato, surgiram duas dúvidas (minhas): 1) a caminha é colocada no chão desde o início? 2) nesse caso, a mãe tem que agachar sempre que quiser pegar o bebê? Imagino que a barriga da mulher deva atrapalhar um pouco nesse caso né?
    Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Danilo!!
      Que bom que vc está interessado no quarto montessoriano e zelando pelo bem estar de sua esposa e do bebê que chegará na vida de vocês. parabéns “papai” =)
      Esclarecendo suas dúvidas:
      1) Sim. a cama fica direto no chão e há a opção de construir um ninho para o bebê dormir mais aconchegado (confere o post a respeito do ninho para o bebê dormir) mas para vocês se sentirem mais “seguros” antes de colocar o bebê direto no colchão, indico que ele durma juntinho de vocês num moisés;
      2) Sim, a mamãe se abaixará sim. Mas, precisa ser de forma correta para não forçar a lombar: Ela agacha, pega o bebê e o traz para o peito (abraçando-o) e depois se levanta e não pegar o bebê e já ir logo levantando, compreende?
      Espero ter ajudado!
      Abs.

      Curtir

  2. Olá Gabrielle, estou grávida de 34 semanas e desde o antes de engravidar, já queria fazer o quarto montessori. E hoje ele está quase terminado, porém, tenho algumas dúvidas: 1) Qual a altura que devo instalar a barra do chão? Vou colocar um varão de cortina de 1 metro, está bom neste tamanho? 2) Vou colocar espelhos redondos, sem cantos e parte deles na lateral da cama e outra parte atrás da barra para a bebê ficar em pé. Está certo isto? Posso te enviar algumas fotinhos do quarto semipronto para a sua análise. Obrigada pelas dicas, super úteis.

    Curtir

    • Ooi Lilian!!
      que alegria que vc está montando um quarto montessoriando para seu bebê. Será maravilhoso você acompanhar o crescimento dele no quartinho. verás.
      Respondendo suas dúvidas:
      1) Olha, a barra normalmente é instalada com 45cm a 50cm de altura. O varão de cortina atende muito bem.
      2) Quanto aos espelhos, alguns redondos são ótima opção também. fica intereswsante e vc projetou certissimo: atrás da barra também. – observe se a quantidade/tamanho é suficiente para atender seu filho(a) quando já estiver de pé. Porque a função do espelho se dá continuidade para a criança quando já está andando também, certo!?

      Manda sim as fotos, quero muito conhecer o quarto que vc projetou com tanto carinho. envia para o maternarebrincar@gmail.com

      Estarei te aguardando tá?!

      felicidades!!
      bjo
      GAbi

      Curtir

  3. Boa noite! Preciso de uma dica! Onde encontro tatame emborrachado atóxico que você mencionou? Preciso de um fornecedor de confiança com urgência, poderia me indicar algum? Comprei alguns tatames de eva para minha bebê, mas não vou usar pois o cheiro é terrível, tive reação alérgica, com certeza é tóxico.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s