Dica de livros para as fases de transição de nossos filhos

Resolvi escrever um post com dicas de livros para as fases de transição de nossos filhos porque acho tão essencial esse tipo de leitura para nós mães de “primeira viagem”. É um veículo que nos permite um melhor esclarecimento a respeito das fases de mudanças e ainda serve como uma guia para a prática que vamos encarar.

Vivenciar as transformações que acompanham o desenvolvimento de nossos filhos resulta em momentos de muitas emoções para os pais e para as crianças. Ainda bem que atualmente temos um acervo de informações e orientações que vão além das indicações dos pediatras. Também encontramos conselhos em revistas especializadas, livros, sites e blogs sobre a maternidade com dicas e relatos de experiências das mamães, que validam muito o estudo sobre o tema.

Até agora, o desmame foi a fase que vivenciamos. Embora tenha considerado que aconteceu de forma natural, confesso que pra mim foi mais marcante lidar com esse rito de passagem porque dava muita saudade de amamentá-lo. Mas, consegui administrar e nós dois fomos muito felizes e completos nela.

Quanto à chupeta, Artur só usou em casos emergenciais (nas viagens de avião e outras necessidades) e não adotamos a mamadeira. Hoje em dia, minhas leituras estão voltadas para a fase do desfralde para já ir me preparando e saber como trabalhar da melhor forma.

Os livros para as fases de transição de nossos filhos relacionados nesse post foram indicados pela revista Crescer. Decidi reproduzir a lista aqui no blog por considerar de grande utilidade para mim e certamente para algumas das mamães leitoras. Ainda não li todos, apenas dois deles sobre o desfralde, mas, como a revista é bem conceituada merece nossa atenção e credibilidade.

Aqui está uma listinha de oito livros, indicada pela revista Crescer, que podem ajudar nós mamães e nossos filhos a encarar de forma mais tranquila e divertida algumas das fases de transição.

  1. Amamentação – O melhor Início para a Vida, editora Santos, 2005.

O livro explica tudo o que envolve o universo da amamentação, desde as características da face do bebê até a anatomia da mama, passando pelo estímulo à lactação e a composição do leite humano. Um dos capítulos é dedicado ao processo de desmame.

Livro Amamentação

  1. O que Tem Dentro da sua Fralda? Editora Brinque-book, 2010.

O personagem Ratinho gosta de descobrir como as coisas são por dentro. Nem as fraldas de seus amigos escaparam. Com humor, o livro incentiva a criança que está na fase de desfralde a usar o penico.

BB CV luierboek_Opmaak 1

3. Cocô no trono, editora Companhia das Letrinhas, 2006.

Um pintinho engraçado faz piada com os bichos que já aprenderam a usar o vaso sanitário. No final, ele acaba saindo da fralda e consegue usar o banheiro sozinho.

cocô no trono

  1. Sem Fraldas, editora Saraiva, 2013.

Samuel cresceu e precisa sair das fraldas. Para isso, tem que aprender a pedir para ir ao banheiro e usar o penico. O livro aborda situações engraçadas e comuns a meninos e meninas.

Sem fraldas

5. Minha Chupeta virou Estrela, editora Leya, 2001.

A narrativa mostra como o menino Pedro fez para abrir mãe de sua chupeta verde tão amada quando começou a frequentar a escola.

MINHA CHUPETA CAPA.indd

  1. Larga a Chupeta! – um Guia para Mães Aflitas, editora Panda Books, 2011.

O livro explica o lado bom e o ruim do uso da chupeta e aborda o momento da separação, apresentando possíveis soluções e depoimentos de mães que passaram pela experiência.

Larga a chupeta

  1. Bibi não Chupa mais o Dedo, editora Scipione, 2007.

A história mostra como Bibi acha gostoso chupar o dedo, até que decide tomar uma difícil decisão.

Bibi não chupa mais o dedo

  1. Tchau, Chupeta! editora Leya, 2011.

Com ilustrações que imitam desenhos infantis, o livro ensina que largar a chupeta pode ser divertido.

tchau-chupeta

Mamães, Boa Leitura e Boa Sorte com seus filhos!

Força, Paciência e muito Amor pra nós!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s