Garrafas sensoriais para bebês: uma atividade Montessori

Para Montessori, a criança é um “explorador sensorial“. Por isso é normal que a criança experimente o mundo ao seu redor com os cinco sentidos.

Seguindo essa linha de pensamento, o método Montessori motiva a realização de atividades lúdicas para o desenvolvimento sensorial das crianças. Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.

Indicadas para os bebês de 06 a 12 meses, a utilização das garrafas sensoriais resulta numa brincadeira bem interessante. Elas proporcionam uma descoberta incrível para o bebê e são capazes de prender a atenção dos pequeninos por um bom tempo (mais de 20 minutos). É lindo de ver o sorriso deles manuseando as garrafas, descobrindo as cores e percebendo os movimentos.

O resultado é incrível! Experimente e Observe!

É bem simples de fazer:

Junte garrafas plásticas transparentes, selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação do bebê e preencha as garrafas com esses materiais para obter resultados diversos e efeitos interessantes.

Você pode pensar em garrafas que estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (como materiais que emitem sons).

Materiais que você pode colocar nas garrafas sensoriais:

Grãos de feijão ou de milho, bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos, pedaços de papel laminado, retalhos de tecido, miçangas diversas, água com corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, canudos cortados, bolinhas de isopor, estrelinhas coloridas. – Na verdade, há uma infinidade de materiais possíveis para serem colocados nas garrafas sensoriais, seja criativo e faça as experiências.

Vejam alguns exemplos nas imagens abaixo:

garrafas sensoriais (1) garrafas sensoriais (2) garrafas sensoriais (3) garrafas sensoriais (4) garrafas sensoriais (5) f
garrafas sensoriais (7)Minha dica:

Para o momento da brincadeira, apresente ao bebê apenas três garrafas por vez, para que ele possa explorar bem cada uma das garrafas sensoriais.

Cuidado! Como as garrafas estarão preenchidas com objetos pequenos e fáceis de serem engolidos, feche bem a tampa da garrafa. Se preferir, use cola quente para vedar bem a tampa.

Baby com as garrafas sensoriais (1)

Baby com as garrafas sensoriais (2)

fonte: HappyHomeMaker

Imagem: HappyHomeMaker

27 Respostas para “Garrafas sensoriais para bebês: uma atividade Montessori

  1. Pingback: Cortina Sensorial | Maternar e Brincar·

    • Deia,
      seu bebê vai amar as garrafinhas. E você também, vai curtir muito confeccionar pra ele.
      Não. elas necessariamente não precisam ter água não. Você pode fazer com grãos, arroz – faz um efeito sonoro. Com pedacinhos de EVA ou balões picotados – ficam um colorido lindo. Esses exemplos que te dei agora, não precisam de água e dá para o bebê explorar e brincar muito.
      Boa sorte!!

      bjos

      Curtir

      • Excelente!!
        ficou muito boa com o gel também. você pode colocar glitter, miçangas, dá um efeito legal também.
        Grata pela contribuição e por compartilha.
        boa brincadeira por ai com seu bebê!

        bjo

        Curtir

    • Oi Adriana,
      pelo que venho acompanhando… bebê até 1ano e meio ainda gosta muito das garrafas sensoriais. Os maiores que essa idade, pegam, observam rapidamente a garrafa mas não exploram tanto como os menores. 😉

      Curtir

    • Olá Rose,
      já pode sim fazer as garrafinhas para seu bebê. Ele vai observar o que tem dentro, tentará pegar e balançar a garrafa. Já começará a explorar alguns sentidos…. irá brincar muito sim!!
      Boas brincadeiras para vocês.
      um abraço,
      Gabi

      Curtir

  2. Pingback: Garrafas sensoriais: brinquedo sucesso para os bebês | Maternar e Brincar·

  3. Oi Gabi! Amei a ideia! Vai preencher meu tempo (fazendo as garrafas) e o dela! Mas vou esperar ela chegar no quarto mês pra começar!

    Curtir

  4. Eu.amei esses brinquedos ,super.economicos.com.finalidades riquíssima para o desevovimentos o s pequenos obrigada ❣️

    Curtir

  5. Obrigada pelas informações. Estou fazendo para meu neto de 6 meses. Esta explorando tudo que ve e o que e oferecido. Ele vai se divertir muito. E eu tambem. Hahahaha

    Curtir

Deixe um comentário