Arte com as mãos e os pés

A arte e seus elementos estão presentes no dia a dia das crianças. É possível que os pequenos percebam a arte, à maneira deles, em um livro infantil, nas cores dos brinquedos, na imagem de um quadro, em casa, nas ruas, enfim, ela está em todos os lugares.

Geralmente a iniciação da criança nas artes está nos trabalhos manuais através da pintura, do desenho, da colagem e da modelagem com a massinha. Esse processo de produção e criação artística é muito rico e simbólico. Faz despertar na criança a sensibilidade e a criatividade, além de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades. E, durante a infância, é essencial estimular os sentidos para garantir o desenvolvimento cognitivo e as habilidades motoras dos pequenos.

Quanto mais divertida for a brincadeira com a arte, melhor é o envolvimento da criança. Uma forma interessante e atrativa de sensibilizar a criançada com a pintura é dispensar o uso de pinceis e usar partes do corpo como, por exemplo, as mãos e os pés. Fazer Arte com as mãos e os pés!

Esse tipo de brincadeira com tinta é uma ótima forma de fortalecer a interação entre pais e filhos. Experimente!! É uma maravilha e ainda rende horas de muita alegria e descobertas.

Confira aqui as imagens de algumas pinturas, super divertidas, onde figuras criam formas a partir da impressão dos dedos, mãos e pés.

Arte com mãosepés (1) Arte com mãosepés (2) Arte com mãosepés (3) Arte com mãosepés (4) Arte com mãosepés (5) Arte com mãosepés (6) Arte com mãosepés (7) Arte com mãosepés (8) Arte com mãosepés (9) Arte com mãosepés (10) Arte com mãosepés (11) Arte com mãosepés (12) Arte com mãosepés (13) Arte com mãosepés (14)

Ah, um detalhe bem importante: Lembre-se de utilizar a tinta guache na brincadeira. Essa tinta é recomendável para as crianças maiores de 03 anos. E para os bebês, recomendo o uso da tinta comestível.

Segue abaixo uma receita de tinta comestível:

Tinta Comestível 

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo (ou, como alternativa, 1/2 xícara de amido de milho)

2 xícaras de água

Corante alimentício

Potinhos  

Como fazer:

Coloque as 2 xícaras de água em uma panela e acrescente a xícara de farinha de trigo. Cozinhe em fogo médio por aproximadamente cinco minutos ou até que a mistura engrosse. Separe em potinhos e em cada um deles acrescente uma cor de corante alimentício. Pronto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s