O Choro na “visão” do bebê

Li esse texto, me sensibilizou e resolvi postá-lo no blog porque o achei tão interessante para que nós mães e pais também possamos nos colocar um pouco no lugar do nosso bebê.
Penso que devemos fugir um pouco do racional, tapar os ouvidos para os palpiteiros e humanizar cada vez mais nossos corações para oferecermos mais e mais amor aos nossos filhos que necessitam tanto de nossa afetividade.
Aqui está:

“Devo consolar meu bebê quando ele chorar?
Pensando sobre o choro do ponto de vista de um bebê.

bebe-chorando

12 coisas que o seu bebê chorão quer que você saiba:

1. Eu não estou chorando para tornar sua vida mais difícil. Estou chorando porque algo está errado. Mesmo que não pareça.

2. Eu sou novinho em folha. Eu não tenho controle sobre meu sistema nervoso. Eu sou desorganizado. Estar com você, ouvir o seu batimento cardíaco, sentir seu cheiro… isso me acalma. Isso me ajuda .

3. O fato de que eu não consigo parar de chorar não é sua culpa. Eu sei que você está fazendo o seu melhor. Estamos apenas começando a conhecer uns aos outros. Nós vamos chegar lá, por favor fique comigo.

4. Você é o meu mundo. Você é o meu tudo. Você é tudo o que eu sei. Eu não tenho ninguém que possa me dar o que você pode.

5. Eu não preciso chorar. Não exercita meus pulmões ou fornece qualquer outro benefício.

6. Os hormônios de estresse que são liberados quando eu choro (e que ficam comigo por toda a minha vida) são diminuídos quando você me abraça enquanto eu choro .

7. Por favor, me dê peito. Não importa o quanto eu peço. Esqueça o tempo ou como você está cansada. Se peito me ajuda a parar de chorar, por favor, me dê.

8. Não dê ouvidos a ninguém, nem vizinho, nem sua tia. Esqueça o livro que você leu que falou sobre me ensinar a me acalmar sozinho. Apenas me escute. E a si mesma. Esqueça o mundo lá fora.

9. Eu não posso me acalmar sozinho. Isso não é possível. Se eu parar de chorar quando você me deixar, é porque eu perdi a esperança de que você vai me confortar.

10. Se você está no seu limite, peça ajuda. Com os pratos, a roupa, com o preparo das refeições. Se eu estou contente com outra pessoa, por favor, use esse tempo para tomar banho ou se trocar ou tomar uma xícara de chá.

11. Eu sei que isso é difícil de ouvir. Vivemos em um mundo que promove a correção política em detrimento de outros. Minhas necessidades são reais, e eu realmente preciso de você, mesmo quando isso significa comer com uma mão e ficar sem lavar o cabelo. Eu sou o seu bebê. Você é a minha mãe.

12. Isso não vai durar para sempre. Parece que vai porque estamos neste momento meio que fora do tempo que é o começo da maternidade. Se você me confortar agora, vou ser mais calmo, mais cedo. Seremos mais chegados um ao outro. Esta fase vai acabar – não será assim pro resto de sua vida. Enquanto você pode nunca desejar a parte dos choros, seu sábio eu interior será grato por saber que você confiou em mim, e em si mesma, desde o início.

Mais importante, eu te amo mamãe. Obrigado por tentar tanto cuidar tão bem de mim.”


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s