Atividade Sensorial com feijão e macarrão

“Essas experiências não são só brincadeiras …. São atividades que devem fazer a fim de crescer. “ Maria Montessori

Tenho planejado algumas atividades sensoriais para Artur brincar e ele simplesmente adora.

Pra ele, é uma nova descoberta lúdica e sensorial, com benefícios para o desenvolvimento motor e intelectual. E pra mim, mais um tempo de realização como mãe e um “observatório” como arte educadora e “mãetessori”. ♥

Vou compartilhar com vocês essas experiências trazendo as brincadeiras aqui para o blog. Espero que gostem desse post e se animem para também realizar com as crias de vocês. É muito bom! Super Recomendo!

A atividade sensorial com feijão e macarrão é uma brincadeira de baixíssimo custo e com a utilização de materiais que temos em nossa casa como: caixas ou bacias plásticas, concha e colheres e potes de diversos tamanhos.

Essa brincadeira dá para fazem com os bebês que já ficam sentadinhos até aqueles com 03 anos de idade.

O uso do macarrão, dos grãos de feijão, da concha e colheres favorecem o movimento de transferência, a coordenação motora e a concentração da criança.

atividade com feijão01

À medida que a criança vai transferindo os grãos para os potes menores ela também vai tomando ciência da relação de causa e efeito.

brincadeira com feijão (10)

E aos poucos, livremente, a criança explora novas experiências – Artur decidiu sentir a textura dos objetos com as mãos e depois dispensou o uso da colher, passando a transferir os grãos com as próprias mãos.

atividade com feijão03

Ele descobriu que também é possível misturar o feijão e o macarrão num mesmo potinho.

brincadeira com feijão (14)

Explorou o novo: jogar os grãos para o alto com a colher. E foi surpreendido com a descoberta de um novo som: os feijões caindo no tatame azul gerava um barulhinho bom. Cada colherada para o alto era uma risadinha que ele dava, feliz da vida. Uma gracinha!!

brincadeira com feijão (16)

Depois que jogou todos os grãos de feijão e macarrão no tatame, resolveu espalhar tudo com as mãos.

brincadeira com feijão (21)

E em seguida, partiu para uma nova experiência: andou por cima dos grãos. Ele também quis sentir com os pés – claro que não durou muito essa “caminhada” mas, ele aguentou firme o incômodo dos macarrões e feijões no pezinho dele e depois  me pediu colo.

DICAS:

  • É muito importante que essa atividade sensorial com feijão e macarrão seja devidamente supervisionada porque os grãos são muito pequenos, fáceis de serem engolidos pela criança.
  • Outro detalhe interessante é que você proponha a atividade para a criança e a deixe livre para explorar a brincadeira, sem direcionar o que ela deve fazer – essa postura permite que a criança exerça o livre brincar descobrindo seus limites e as capacidades de compreensão e experimentação – Você disponibiliza o material, passa as orientações e fica observando as reações e as práticas exploratórias.
  • Cada bebê irá brincar de forma diferente e certamente os resultados serão bem positivos para o desenvolvimento infantil de cada um deles.

Gostou??

Aguarde as próximas atividades sensoriais que mostrarei aqui para vocês. Todas são bem interessantes e resultam num ótimo tempo de brincar para os pequenos.

Anúncios

Uma resposta para “Atividade Sensorial com feijão e macarrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s