Tardes de Leitura: compartilhando minha experiência com Artur.

Ontem simplesmente me deu uma saudade do tempo que Artur tinha apenas um mês de vida e corri para frente do computador para rever as fotografias e para ler o diário que eu escrevia… Ah… muuuuuitas emoções ao relembrar. Muito amor!! Que saudade no coração.

Vou explicar para vocês essa ‘história de diário’: Nos cinco primeiros meses de Artur eu escrevia um diário intitulado “Diário da Mãe de um Príncipe”. Era uma delícia escrever nesse diário! Há alguns registros de momentos especiais com Artur e os meus aprendizados com a maternidade. A intenção em escrever era a de ter um livro de recordações das vivências com meu primeiro filho. E como nós moramos em Rondônia (distante dos parentes) passei a enviar (por e-mail) os boletins para os avós e titias ficarem acompanhando o crescimento do novo integrante da família – eles amavam receber os boletins, já ficavam na expectativa de receber o próximo.

Resolvi trazer para o blog alguns desses boletins para vocês conhecerem. Selecionei àqueles com temas que se harmonizam à abordagem do “Maternar e Brincar”. Penso eu que, compartilhar um pouco das experiências que vivi pode servir de incentivo para outras mamães também. Espero que gostem!!

Tardes de Leitura com Artur. É o tema que escolhi para o post de hoje.

***

Boletim de 11 de maio de 2013 (Sábado) – Vilhena/RO.

Recentemente, li uma matéria na revista Crescer acerca da importância da leitura para bebês, e achei bem interessante e motivador dar início a essa prática junto com Artur. Na realidade darei seguimento no exercício da leitura, porque eu já lia livros infantis para o meu filho desde quando ele habitava em meu ventre – Afinal, nunca é cedo demais para começar o incentivo à leitura. Fiquei até imaginando o prazer que teremos num rico momento com a literatura infantil.

Ontem à tarde, o encanto se fez ao olhar o “pinguinho” me ouvindo ler a historinha de um livro pra ele. Foi demais!!! Apresentei dois livros para que Artur pudesse ‘escolher’ qual deles queria ouvir a história e propus uma brincadeira: aquele que Artur conseguisse tocar primeiro seria o ‘escolhido’ para a leitura. Um intitulado “O Sol e a Terra: um caso de amor”, de Amir Piedade; e o outro “Vovó mora no computador” de Isabel Vieira.

TardesdeLeitura_Sei que ele não compreende a história, entretanto foi visível perceber o prazer que sentiu ao ouvir a voz da mamãe dedicando carinho a ele. Como resposta, recebi uma sequencia de sorrisos e até gargalhadas no instante em que mudava o tom da voz na interpretação da historinha. Revelador! E o jeitinho que ele me olhava… um doce olhar… emocionante!! Que experiência maravilhosa. Uma troca essencial para o desenvolvimento dele e para estabelecer mais interação mãe e filho. Como benefício concreto, mencionado na matéria da revista Crescer, é na leitura para os bebês que nasce a aquisição da linguagem e a construção do pensamento. A experiência, então, fica na memória.

Vale transcrever para esse boletim a afirmativa da especialista:

“As diferentes formas de leitura, as pausas, o virar das páginas, a mudança de um parágrafo, ensinam o bebê a lidar com os momentos de silêncio, mas que são em sua maioria cheios de sentidos. Bebês adoram brincar de esconder, é um meio de elaborar as ausências. Quando adquirem a destreza motora, adoram virar as páginas e descobrir o que virá e o que se foi”, diz Karina Bonalume, psicóloga com especialização em clínica interdisciplinar com bebês, pela PUC-SP.

Hoje eu já ansiava para chegar o período da tarde e encontrar um momento ideal para fazer a leitura de mais um livrinho infantil para Artur. É… o contentamento não se fez dessemelhante ao de ontem. É apaixonante! Dessa vez o “pinguinho” interagiu mais ao ponto de pegar o livro para ver as imagens de perto. Ele ‘tá’ muito sapeca! Querendo descobrir, conhecer, tocar, aprender…

tardesdeleitura

Acredito que assim, com a literatura infantil, também é uma forma de mostrar o mundo pra ele, de uma maneira natural e divertida, através da ludicidade e com muito amor e sorrisos.

=)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s