Massagem Shantala: o toque do Amor

Certamente você já ouviu falar sobre a massagem shantala para bebês e o quanto ela é maravilhosa para aumentar o vinculo mãe-filho e o tanto de benefícios que ela proporciona. É uma verdadeira arte indiana que nos permite amar mais através de simples toques.

Embora que eu tenha conhecimento de que há inúmeras fontes de pesquisas na internet bem como aplicativos, vídeos e cursos ensinando o método desse tipo de massagem, resolvi trazer aqui para o blog um resuminho do conceito, benefícios, dicas e passo a passo na aplicação da massagem.

Espero que vocês gostem do post de hoje. E que se animem a massagear e amar mais seus bebês! Realmente é sensacional essa massagem!

massagemShantala é uma massagem indiana derivada da massagem ayurvédica. Não se sabe quando, mas essa massagem milenar foi criada em Kerala (sul da Índia) e descoberta pelo Dr. Frédérick Leboyer em uma viagem àquele país. Na ocasião, o médico observou uma mãe – que se chamava Shantalla – massageando seu bebê com uma intimidade e interação encantadora.

A shantala – massagem para bebês – proporciona um momento único de entrega entre mãe e filho, onde o toque da mão materna e a troca de olhares e emoções amenizam o trauma do parto e reproduzem o conforto do útero. É o toque do Amor.

O efeito terapêutico e relaxante da massagem indiana traz os seguintes benefícios:

  • Melhoria dos padrões respiratório e de sono do bebê, deixando-o mais tranquilo;
  • Ativação de toda a circulação sanguínea e também linfática, estimulando assim um melhor funcionamento de todos os órgãos e ainda o fortalecimento imunológico do organismo do bebê;
  • Contribui para um melhor funcionamento dos sistemas gastrointestinal bem como endócrino – ajudando na digestão e reduzindo assim todas as cólicas, gases e ainda até mesmo as situações de estresse do bebê.
  • Oferece ao bebê um desenvolvimento sensório motor que refletirá no aumento da consciência corporal;
  • Facilita o fortalecimento do sistema muscular e ainda trabalha todas as articulações do bebê.

Essa massagem pode ser aplicada a partir do primeiro mês de vida até a fase pré-escolar, ou até quando a criança aceitar. Não é preciso ser “expert” em massagem para aplicá-la. Não se preocupe muito com a técnica, apenas o toque já é essencial para o bebê. Através do toque e da atenção, o vínculo entre mãe e filho é fortalecido! A única recomendação para se fazer a shantala em seu bebê é que você esteja tranquila e relaxada, para que a transmissão energética seja positiva.

Preparativos para a massagem shantala:

1. Reserve um ambiente tranquilo, com luz branda, temperatura agradável, silencioso ou com uma música ambiente suave.

2. Para iniciar a massagem você precisará de:

– um óleo de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado – não utilizar o óleo no rosto, nem nas mãos do seu filho;

– uma toalha para apoiar o bebê;

– uma fralda de pano seca para remover o excesso do produto, se necessário;

– retirar anéis e relógio.

3. O bebê deve estar desnudo e o ambiente aquecido, para que ele não sinta frio em nenhum momento.

4. Procure uma posição confortável para vocês dois: fique em pé e massageie o bebê sobre o trocador ou, se preferir, sente-se na cama ou no chão e coloque seu filho sobre suas pernas ou a sua frente – A coluna do bebê deve estar ereta e os ombros relaxados, se necessário usar almofadas para apoiar a região lombar.

5. Antes de iniciar a massagem, aqueça suas mãos, friccionando uma na outra.

 Passo-a passo da massagem Shantala: o toque do Amor.

Clique nas imagens para ampliar e ler o passo a passo.

01metodos-massagem 02 passo a passo 03 passo a passo 04 passo a passo 05 passo a passo 06 passo a passo 07 passo a passo 08 passo a passo 09 passo a passo
Fontes:

Dicas de Massagem

Mamãe e Bebê | Natura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s