Brincadeira Gelatinosa: uma atividade sensorial

O post de hoje traz o relato da atividade sensorial que preparei para Artur: Uma brincadeira gelatinosa!!

Confesso que, na noite anterior, enquanto eu organizava o material e preparava a gelatina, fiquei bem ansiosa imaginando como seria a reação do meu pequeno ao brincar com a gelatina. Porque é uma atividade bem divertida e tem um caráter exploratório – Certamente o resultado seria um tempo bom de descobertas e divertimento para ele.

O material de uso da brincadeira é de baixo custo e fácil de encontrar em casa: você precisará de uma bacia, bandeja ou pirex; gelatina pronta e brinquedos do seu bebê.

Interessante para realizar essa brincadeira com bebês que já ficam sentadinhos (de 05 a 06 meses) até aqueles com 03 anos de idade.

O objetivo é esconder alguns brinquedos pequenos na gelatina e depois dispor essa “divertida gelatina” acessível para o bebê explorar. E assim, a brincadeira favorecerá numa descoberta sensorial cheia de surpresas.

Gelatina 01No primeiro momento Artur apenas observava curiosamente a tigela cheia de novidades. E aos poucos foi identificando que haviam “bichinhos” escondidos e começou a apontá-los me mostrando e sorrindo. À medida que ele apontava eu ia falando pra ele: “é o pato!” “essa é a tartaruga!” “agora você achou o cavalo”.

Gelatina 02

Depois timidamente tocou na gelatina com a ponta do dedinho, sentiu a textura gelatinosa e fez uma careta. Não quis muito contato com a gelatina, porém optou em tirar os bichinhos da tigela e foi “salvando” os bichinhos, um por um.

Gelatina 03Gelatina 04Ele então se interessou em colocar as mãos na gelatina e começou a jogá-la para fora da tigela – observou que os pedacinhos e pingos da gelatina bateram na parede e ali ficou a marca. Jogou novamente olhando logo para parede.

Gelatina 05

Decidiu colocar todos os bichinhos na tigela e em seguida os tirou novamente e… mais mãos na gelatina!!!

Gelatina 06

A farra vai evoluindo e a brincadeira ficando mais animada – ele chacoalhava as mãos na gelatina, misturava tudo até que se transformou em “ponto de suco”. Hahahaha… Agora, era só a água verde.

Gelatina 07Quando já restava bem pouquinha água verde na tigela ele levantou aos mãos e vibrou todo contente adorando a brincadeira. Viiiva!!

Gelatina 08Gelatina 09

E assim foi a realização de mais uma atividade sensorial montessori para Artur aprender brincando!!

Uma divertida brincadeira gelatinosa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s