O quarto montessori de Artur

Projetei o quarto Montessori de Artur inspirada no tema brinquedos populares. Tudo foi feito com muito amor e dedicadas horas de pesquisas na internet para definir qual o melhor layout do quarto, que tipo de colchão, o melhor tatame, os modelos referencias para os móveis, a escolha das cores para o enxoval, os quadros decorativos, enfim, pensei em cada detalhe.

Segui uma proposta mais vintage tanto para os móveis, em madeira na cor embuia, saindo do tradicional quarto de bebê branquinho, quanto para as cores do enxoval que são azul celeste e verde kiwi. E deixei que, naturalmente, o colorido dos brinquedos populares (que decoram as prateleiras e servem de objetos do brincar para meu filho) envolvesse o quarto transmitindo uma vibração lúdica para o ambiente.

O quarto montessori de Artur passou por dois momentos porque antes morávamos em casa (em Vilhena/RO) e nos mudamos para Porto Velho (capital do estado de Rondônia), onde atualmente moramos em um apartamento – por esse motivo, foi necessário fazer algumas adaptações no quarto original.

Vou mostrar as fotos para vocês conhecerem o quarto Montessori de Artur.

Primeiro Quarto

quartomontessoriArtur01O piso coberto pelo tatame azul delimita o espaço de brincar e os dois colchões no chão (em formato de “L”) servem para acolher Artur em suas horas de sono e nós pais, quando estivermos brincando ou acompanhando de perto o desenvolvimento de nosso filho – foi ótimo utilizar dois colchões porque também serviu muito para atender os visitantes que recebemos em nossa casa.

quartomontessoriArtur02Não segui 100% as diretrizes do quarto Montessori porque deixei de instalar o espelho e a barra – como não encontrei o espelho acrílico (mais seguro e difícil de quebrar), fiquei um pouco insegura para colocar o espelho de vidro. Mas, diariamente, utilizamos o espelho do meu quarto para oportunizar diversos estímulos e brincadeiras para Artur. E a barra, ficou no esquecimento mesmo… o ritmo de dedicação a um bebê é tão intenso que simplesmente esqueci.

Segundo Quarto

Embora o quarto esteja bem menor, graças a Deus, Artur continua dormindo muito bem e brincando muito no “mundinho” dele – pois o espaço para o desenvolvimento das atividades lúdicas diárias da criança continuou sendo priorizado com muito carinho.

quartomontessori01 quartomontessori02_quartomontessori08quartomontessori04O novo quarto ganhou um “cantinho da leitura”, agregando assim mais valor ao ambiente e principalmente para beneficiar Artur no acesso ao manuseio e descobertas com os livros que ele tanto gosta. E ainda contribuiu para uma maior aproximação da nossa família com a literatura infantil. Agente adora ler as historinhas dos livrinhos para ele.

quartomontessori05Com a estante dos brinquedos acessível à Artur, ele escolhe o brinquedo que deseja brincar e depois já sabe colocar novamente nas prateleiras. Desenvolvendo dessa forma a autonomia da criança e o senso de organização dos livros e brinquedos dele no quarto.

???????????????????????????????

quartomontessori06. quartomontessori06_ quartomontessori09É uma delícia passar um bom tempo do dia brincando com Artur no quartinho dele. Pois no momento em que estou ali com ele observo de perto os benefícios que vem trazendo para a vida dele. O quanto ele vem crescendo através das experiências que vivencia e aprende no quarto enquanto brinca ou arruma seu espaço. Tudo é tão espontâneo, ativo, tão natural da infância. É criatividade acontecendo através de estímulos, é determinação e escolhas sendo exploradas, é a infância sendo brincada e os elos de amor entre pais e filhos sendo fortalecidos diariamente.

♥ ♥ ♥

6 Respostas para “O quarto montessori de Artur

    • Que bom Sarah. Seja bem vinda ao blog!
      Feliz em saber que você também gostou do quartinho de Artur. Que lhe inspire a estudar esse rico universo montessoriano e começar a levá-lo para o seu lar. É maravilhoso e essencial para o bom desenvolvimento das crianças. Boa Sorte!
      bjo

      Curtir

Deixe um comentário