Brincadeira com pregadores

Uma atividade simples e super fácil de fazer para seu bebê aprender se divertindo: brincadeira com pregadores.

Não tem custo algum e rende minutos de concentração e esforço do seu bebê na brincadeira. Você utilizará materiais que já tem em sua casa como um pote ou uma tigela (de plástico ou inox) e diversos pregadores de roupa.

Bebês a partir de 14 meses já podem brincar, pois nessa idade o bebê já tem mais firmeza e força nas mãos para aprender a manusear os pregadores.

Coloque os pregadores em volta da tigela/pote e disponha para o bebê explorar e brincar. Fale pra ele que o objetivo da atividade é o de retirar todos os pregadores da tigela/pote, o ensine como fazer e depois deixe a brincadeira acontecer.

01

O exercício da capacidade de força no movimento de “pinça” favorece muito o desenvolvimento motor e fortalecimento dos dedinhos da criança.

Nessa brincadeira treina-se muito o uso dos dedos polegar e indicador, esse movimento de força e aquisição de habilidade são essenciais para a fase da escrita.

Enquanto eu colocava os pregadores na tigela Artur já estava ansioso, querendo pegar, querendo logo explorar aquele “brinquedo” novo, todo colorido.

Pregadores02_

No início ele teve um pouco de dificuldade, pois assim que puxou não conseguiu retirar o pregador e se irritou um pouco. Falei que ele precisaria ter mais força nos dedinhos para abrir o pregador e então tirá-lo. E mostrei mais uma vez como se deveria fazer pegando na mãozinha dele. Na sequencia, ele se esforçou mais e conseguiu tirar os primeiros pregadores.

E foi retirando um a um. Mas, no decorrer da brincadeira ele experimentou puxar um dos pregadores e viu que saía mais facilmente. E assim começou a puxá-los exercitando a força nos dedos e mãos.

Pregadores03

Quando terminou de tirar todos os pregadores ele mesmo bateu palmas e sorriu!! E fiz logo “a festa” o parabenizando por todo esforço que fez seguido de muuuiitos beijos no meu bebê. Depois eu pedi para colocá-los todos na tigela.

E então, espontaneamente, já inventei outra brincadeira com ele botando os pregadores na cueca dele. Hahahaha… ele achou o máximo, sorriu e tentou colocar alguns pregadores também.

Pregadores04

Levantou-se e experimentou andar com os pregadores pendurados. Adorou!! Curtiu o barulhinho dos pregadores batendo na perna dele e saiu feliz da vida! Ficou parecendo um índinho vestido de tanga! =)

12

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s