Memórias do Brincar

Você sabia que o Brasil possui um repertório riquíssimo de brincadeiras populares para as crianças? Acredito que sim porque você certamente brincou na sua infância. Acertei?

Lembra daquelas brincadeiras de rua que juntava toda a criançada da vizinhança? Era pula corda, pega ladrão, queimada, batata frita 1 2 3, futebol, ciranda cirandinha…. e você voltava pra casa com os pés, pernas e as roupas pretas de tanta sujeita e suor.. hahahaha… muito bom!! O dia era “massa” “demais” de tanto que brincava né?!

E se você morava em prédio, lembra que você todos os dias gritava para seu amigo do terceiro andar “Pedrinho, desce pra brincar!” E brincava de esconde-esconde por toda a área de lazer do condomínio para ficar mais difícil de encontrar os escondidos, descia as escadas correndo pra ver quem chegava primeiro, bolinha de gude, elástico, amarelinha…

MemóriaBrincar1

Ô tempo maravilhoso em que nós (me incluo nessa porque vivi intensamente a minha infância) éramos crianças e brincávamos com nossos amigos todos os dias. Inventávamos brinquedos e brincadeiras com caixa de papelão e pedaços de pau, fazíamos do tempo o mais precioso dos tesouros para que durasse uma eternidade e a brincadeira nunca acabasse.

Memórias do Brincar!!

Você lembra de mais brincadeiras? Aproveita esse tempinho “recordar é viver” e visita o site do projeto Mapa do Brincar. Recomendo! É um projeto maravilhoso! Nele está reunido mais de 750 brincadeiras de todo o país. Um repertório de brincadeiras coletados por relatos de crianças e adultos. Excelente!!

Mostra para seus filhos, apresenta pra eles as brincadeiras de antigamente e brinca com eles. Será muito divertido. Uma troca cultural que resultará em contação de histórias, aprendizados e muita diversão.

Vamos manter vivo esse patrimônio cultural imaterial brasileiro, as brincadeiras populares!!

MemóriaBrincar2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s