5 dicas de Brincadeiras Sensoriais para bebês

O brincar é algo muito importante para os bebês. Trata-se não apenas de um momento de prazer e divertimento mas, principalmente de um tempo essencial para o desenvolvimento infantil.

Reuni nesse post algumas brincadeiras sensoriais para você brincar com bebê – são brincadeiras que os bebês gostam muito e que também promove a interação familiar, fortalecendo assim o vínculo amoroso entre pais e filhos.

 1. Explorar os brinquedos:

Screenshot_2016-02-10-01-30-39-1-1

 

Estimular o bebê a explorar os brinquedos é muito importante para o desenvolvimento infantil. Nessa fase quando o bebê já está de bruços é interessante deixar os bichinhos/bonecas de pano ao alcance dele para que consiga pegá-los, assim fortalece o corpo (já ensaiando para engatinhar) e ainda percebe os movimentos que pode realizar.
Outra dica: a cada momento que for brincar com seu bebê, deixe disponível brinquedos de diferentes formatos, cores, texturas para ele conhecer novas sensações visuais e táteis.

2. Fantoches:

IMG_2789-1

É surpreendente brincar com seu bebê fazendo sons diferentes e dando vida a bonecos… eles amam!! Se divertem muito observando os bonequinhos se mexendo. Já experimentou?? Use os fantoches nessa brincadeira – é um excelente brinquedo! Você pode contar histórias com os dedoches, cantar musicas enquanto mexe os bonecos… faça acontecer! Você terá mais um momento rico brincando com seu bebê,  percebendo a interação dele com o brinquedo e ainda contribui com mais estímulos positivos para o desenvolvimento dele.

Bebês a partir de 2 meses já gostam muito dessa brincadeira.
3. Esconde-esconde:
esconde esconde
Uma tradicional brincadeira que é sucesso garantido! Os bebês amam e se divertem muito!
Você pode esconder seu rosto com as mãos ou com um pano e chamar o bebê, fazendo com que ele procure você e pergunte: “Cadê a mamãe?” E  depois apareça com um belo sorriso dizendo:  “Achou!”
Além de ouvir inúmeras risadas gostosas seguidas do sorriso banguelo mais lindo do mundo, o bebê aprenderá que um objeto ou uma pessoa existem mesmo que estejam fora de seu campo de visão. Como também será trabalhado estímulos auditivos e visuais.
4. Reconhecimento de Imagem no Espelho:
Screenshot_2016-03-10-04-01-36-1
Deixar o bebê brincar na frente do espelho é uma ótima atividade, super divertida, sensorial. E que resulta em descobertas e aprendizados essenciais para a criança pois ele se percebe na imagem do espelho e passa a compreender que é uma pessoa distinta da mãe. Os bebês gostam muito de ver o rosto humano, além de estimular principalmente o reconhecimento do bebê ao seu próprio rosto e aos movimentos corporais.
5. Mostre a Paisagem:
 Screenshot_2016-03-09-23-02-09-1
Leve seu bebê até a janela, varanda ou quintal para observar a paisagem lá fora. O contato visual e energético com a Natureza é muito valioso para a crianças. Ele é capaz de perceber o canto dos pássaros, o movimento dos galhos de árvores ao vento, gotas de chuva, animais se mexendo… mostre e fale o que você vê que aos poucos (com o tempo) o bebê compreenderá mais sobre as coisas ao seu redor através desse tipo de experiência sensorial.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s