Garrafas sensoriais: brinquedo sucesso para os bebês

As garrafas sensoriais, sem dúvidas, são brinquedos que fazem sucesso para os bebês.

Com o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração; a percepção visual, sonora e tátil dos bebês, as garrafas sensoriais tem conquistado espaço nas estantes de brinquedos de muitos lares e no âmbito escolar também. Afinal, brincar com essas garrafas é muito interessante, elas proporcionam descobertas incríveis.

20160406_115436

Afirmo isso por experiência própria, pois aqui em casa  meus filhos curtem muito as garrafas sensoriais. Lis, desde os 4 meses brinca com esse tipo de brinquedo sensorial e até hoje, com 15 meses, ainda explora com bastante entusiasmo, ela adora – as preferidas dela são as sonoras.

Já Artur, com 3anos, gosta de participar da fase artesanal, confeccionando as garrafas – disponho para ele alguns materiais interessantes, montamos juntos e ele segue, por alguns dias, explorando e observando o movimento do conteúdo dentro da garrafa. E ainda, todo satisfeito, oferece à irmã para brincar com as garrafinhas que ele fez. A confecção das garrafas sensoriais também é uma brincadeira muito divertida, que tal fazer um momento “oficina” em casa com as crianças?  Veja como fazer aqui.nesse post do blog.

Um outro aspecto interessante no brincar com esse material sensorial é que na manipulação das garrafinhas, além da exploração dos sentidos também há uma preparação para a escrita e matemática onde a criança, brincando, desenvolve destreza e habilidades manuais e explora a percepção de volume, peso e equilíbrio.

Minha dica de mãe educadora para essa brincadeira é a seguinte: se mantenha na observa. Disponha as garrafas sensoriais para seu bebê e fique apenas observando… veja como seu filho(a) irá explorá-las, veja as reações dele quando manipula o brinquedo. Ele estará ali, concentrado, explorando… descobrindo… brincando e aprendendo. Procure não interferir para que a criança possa absorver o máximo dos aspectos positivos que esse brincar proporciona. É lindo demais esse momento de observação, nós também aprendemos muito, sabia?

**As garrafas sensoriais das fotos deste post são da Le Bouffon – uma loja linda com materiais Montessori, sensoriais e lúdicos – essa loja virtual é da Alessandra Mandetta, uma empreendedora materna responsável e que faz tudo com muito carinho (embasada em estudos do Método Montessori). Super indico!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s