Nascimento dos Dentes: soluções para amenizar as dores

O nascimento dos dentes é uma fase linda que merece ser valorizada, pois é um marco no desenvolvimento de nossos filhos, fase essa cheia de emoções para nós pais que acompanhamos o crescimento deles dia a dia. Mas também é uma fase cheias de dores e desconfortos porque de fato os bebês ficam irritados. Se a gente já ama ver o sorriso banguelinho de nosso bebê, o amor só aumenta quando passamos a vê-lo sorrindo com o primeiro dentinho.

Normalmente, a dentição de leite do bebê começa a surgir por volta dos 6 meses de idade e termina por volta dos 3 anos. Mas, pode acontecer do dente nascer com 3, 4 ou 5 meses, adiantando o processo de erupção (nascimento) e também pode atrasar, começando a nascer somente depois dos seis meses, sendo que se até 1 ano e 2 meses o bebê ainda não tiver dentes é considerado normal. Portanto, se os dentes nascerem mais cedo ou mais tarde, isso não interfere em nada, não é ruim e não é bom, é normal, é só a característica de cada um herdada dos pais.

Vejam na imagem abaixo a ordem natural do nascimento dos dentinhos do bebê:

dentinhos do bebêAlgumas amigas já haviam me preparado com dicas e li muito a respeito, porém, drama mesmo é quando sentimos na pele, e assistimos o rompimento na gengiva com o aparecimento do primeiro dentinho. Porque de fato os bebês ficam irritados, choram mais, têm febres e diarreias, comem menos, acordam muito durante o sono, babam muito, querem colo, colo e mais colo. Dedo na boca? Torna-se numa cena diária. Tem momentos que você pensa até que seu filho vai chupar dedo por um bom tempo. Aí, só aumentam as preocupações. Realmente não é nada fácil. Para nós mães que sentimos na alma cada dor que nosso filho sente e principalmente para os bebês, que ficam super irritados necessitando de nossos carinhos constantes.

O nascimento dos dentes causa sim alguns desconfortos para uma família, para as mães então, é um sofrimento grande. Mas pensemos de forma otimista que para todo problema existe uma solução. O importante é mantermos a calma e buscarmos alternativas saudáveis que amenizem as dores no bebê.

Os sintomas mais comuns relacionados à erupção dos dentes são:

  • Salivação abundante
  • Inchaço e sensibilidade na gengiva
  • Gengiva mais esbranquiçada
  • Irritabilidade e mau humor
  • Tentativa de morder tudo o que está pela frente
  • Falta de apetite
  • Dificuldades para dormir

Aqui em casa, experimentei algumas das dicas que recebi/li, porém nem todas funcionaram com Artur. Pensei em compartilhar com vocês as soluções mais eficazes que encontrei, pois o que serviu pra mim também pode auxiliar outras mamães.

Soluções para amenizar as dores e tranquilizar o bebê:

. Oferecer mordedores – são específicos para essa fase. Há uma diversidade de cores, formas e tamanhos. Dê preferência para os macios, pois além de massagear as gengivas ajudam o bebê a treinar e fortalecer a musculatura necessária para a mastigação.

Artur.dedo1Aqui em casa Artur não aprovou muito os mordedores tradicionais, ele dispensava rapidinho, preferia morder os dedinhos. Mas, o que realmente funcionou foi o mordedor cooler da MAM – mordedor com água que tem efeito calmante. Indicado para manter na geladeira e oferecer o mordedor bem geladinho ao bebê. As diferentes texturas proporcionam mordidas para coçar a gengiva. Recomendo muito!

mordedor cooler. Fazer massagem na gengiva com o dedo limpo ou com uma dedeira de silicone também é uma ótima alternativa de tranquilizar o bebê.

. Colher de silicone – essa opção Artur gostou mais do que os mordedores porque ele manuseava melhor segurando no cabo da colherinha. Ele passava horas mordendo a colherinha. Comprei até 2 delas para revezar.

colher silicone

. Matricaria Chamomilla – medicamento homeopático em pó. Pode ser diluído em um pouco de água ou aplicar diretamente na gengiva. É excelente!! Me indicaram e testei a pomada anestésica Nenê Dent, mas não gostei porque a duração do efeito é só imediato, em poucos minutos… seu bebê está lá agoniado sentindo a coceira novamente. Já o Matricaria Chamomilla tem o efeito anestésico bem duradouro e tranquilizador.

MATRICARIA_CHAMOMILLA

. Chá de camomila – um calmante natural. Preparo o chá para meu filho desde o inicio dessa fase de erupção até hoje, é muito bom! São visíveis os benefícios no bebê, proporciona a calmaria e mais harmonia. Você também pode umedecer uma gaze com o chá de camomila gelado e massagear a gengiva do bebê, coçando suavemente.

chá-de-camomila

. Chá de raiz de sapé – Me indicaram e aprovei demais!!! O chá tem efeito anestésico e auxilia muito no processo de erupção dos dentes. Tive a impressão que a gengiva “abriu” mais rápido.   Embora só tenha tomado conhecimento mês passado, mas chegou em boa hora: na fase de nascimento dos pré-molares (dentes maiores, dores mais intensas). Percebi a diferença das reações em Artur quando tomou o chá da raiz de sapé, justo na chegada do segundo pré-molar. Recomendo!!

São essas as minhas dicas, boa sorte mamães!!

Escrevendo o post deu até saudade de ver meu pequeno banguelinho… mas vale rever essa foto dele com os dedinhos na boca – quando os primeiros dentinhos estavam nascendo.

ArturE você, tem alguma dica interessante que funcionou no seu bebê? Compartilha conosco sua experiência, será um prazer.

Fonte: BabyCenter

63 Respostas para “Nascimento dos Dentes: soluções para amenizar as dores

  1. Pré molares são permanentes , não existe decíduo(de leite) então esses Dentinhos que saíram são molares mesmo , molares decíduos

    Curtir

    • Olá Dani,
      grata pela visita!!
      É super simples fazer o chá de sapé. Você pega uma rama do mato e separa a raiz. lava bem e coloca a raiz para cozinhar com 1/2 copo de água (125ml) . Deixa esfriar e serve para seu bebê ficar tomando ao longo do dia. Se você achar que o chá ficou forte ou que está amargo demais para seu bebê, você acrescenta mais um pouco de água.
      O resultado é excelente!!
      Boa sorte!

      bjo
      Gabi

      Curtir

  2. O sape e mais eficiente se for feito das raizes com espinhos nas pontas, são onde estão as maiores propriedades da planta, para potencialiazar os efeitos do cha faça com 09 espinhos de laranja….

    Curtir

    • Meu bebê estava com uma febre que não amenizava de modo algum. Minha mãe pegou umas sementes de melancia amassou e fez o chá, e damos três vezes ao dia, foi maravilhoso. Ao final da tarde a febre sumiu literalmente, e ele já não se encomodar tanto com a gengiva.

      Curtir

  3. Gostei das dicas estou sofrendo aki com minha bebê está mto nervosa. Irei começar a dar o chá de sape mês q vem quando ela completa 6 meses pois estou com aleitamento exclusivo

    Curtir

    • Cathiucia, que bom poder te ajudar.
      Mas uma outra forma de você deixar sua bebê mais tranquila é você mesma beber chá de camomila pois passa para o leite e ajuda a acalmá-la.

      boa sorte e muita paciência nessa fase.
      Um abraço,
      Gabi

      Curtir

  4. Bom dia! Adorei seu post!

    Gostaria de saber onde consigo essa raiz de sapé. Minha filhinha está sofrendo demais com os dentinhos nascendo.

    Curtir

    • Olá Cris!!
      que bom que gostou. espero que te ajude também.
      Então, sapé é um capim alto (com folhas cortantes) que dá em qualquer mato e terreno baldio. Daí você usa a raiz para fazer o chá.
      bjo e boa sorte!

      Curtir

  5. Oi!

    Gostaria de saber onde você comprou esse chá de raiz de sapé! Aqui em Fortaleza liguei para várias lojas de produtos naturais e ninguém conhece!😢😢

    Curtir

  6. Olá o meu bebé está a romper os dentes e está com febres e diarreia será que pode me dar uma ideia qto a diarreia é normal nesta fase ?

    Curtir

    • Jurema, me desculpe a demora na resposta… só hoje que pude.
      A diarreia é super normal, não se assuste. Há bebês que ficam uns 2 ou 3 dias. A coloração esverdiada também é outro sinal dessa fase certo?!
      Espero que esteja administrando bem!
      Boa sorte!
      bjo
      Gabi

      Curtir

  7. Pingback: O Natural, o Alternativo e o Bizarro | Ervilhas e Cenouras·

  8. Olá,

    Queria só comentar que li o seu artigo porque a pediatra do meu filho imprimiu e deu-me as páginas. Curiosamente, ela própria deu-me um sermão porque estou a dar umas ampolas de camomila homeopáticas. Eu concordo com tudo o que diz aqui, a médica pelos vistos é que não! Vá se lá perceber…

    Curtir

    • Olá Susana,
      Grata pelo seu comentário que muito me surpreendeu. curioso e engraçado tudo que aconteceu. hehehehe… Fico feliz em poder contribuir de alguma forma, até mesmo vindo da indicação do pediatra do seu baby. E já te falo uma coisa: também uso óleo de coco, de amêndoas, e o que for excelente vindo da Natureza para beneficiar o ser humano.
      Beijo e muitas felicidades na lida materna nos cuidados e educação de seu filho.

      Curtir

  9. Oi amei seu post, meu bebê da cm os dentinhos de cima nascendo ele ta tão irritado. Mas vc m ajudou muito cm essas dicas

    Curtir

  10. Olá boa noite, gostaria de saber como você fez em relação à falta de apetite,pois minha bebê não quer mamar,e estou angustiada,pode me ajudar?

    Curtir

    • Olá Aline,
      acalma mais seu coração porque a falta de apetite nessa fase é natural e passa… se ela estiver mamando pouco mas, estiver mamando não se preocupe porque já já ela volta ao ritmo. É ter paciência e acolher bem sua bebê, afinal, essa fase é difícil pra ela também!!
      Muito colo ajuda muito!
      Espero ter ajudado!
      um abraço,
      Gabi

      Curtir

    • Oi Fernanda!
      olha, diluí a matricaria na água mas o efeito melhor foi aplicar o pó direto na gengiva. É simples: vc umedece seu dedo e conseguirá pegar uma boa quantidade do pó e então aplica na gengiva do bebê.
      😉
      Boa Sorte!!
      um abraço,
      Gabi

      Curtir

  11. Olá, meu nome é Cintia,
    gostei muito das dicas, pois estou com meu bebê se quatro meses sofrendo tudo relatado. E eu sem dormir. Vida de mãe.

    Curtir

  12. oi,alguém sabe me dizer algo sobre a papaconha?meu bebe tem seis meses e todo mundo que conheço(os mais experientes)falam pra eu dar a ele…

    Curtir

    • Oi Gabi, se me permite vou responder à Joseilma.

      Joseilma, existem duas espécies de pepaconha. Uma é a pepaconha preta (Cephaelis ipecacuanha) conhecida mundialmente como amebicida e expectorante e é encontrada em regiões úmidas, é da família do café. E a outra espécie é a pepaconha branca (Hybanthus ipecacuanha – atualmente é Pombalia calceolaria) e é esta espécie que é usada para aliviar a dor da dentição em bebês. O habitat natural dela é litoral do Maranhão ao litoral paulista. Ela é encontrada em solo arenoso, salino, seco. Já ouvi falar que em Porto Velho se encontra ela. Pela literatura não há esse registro. Não sei de onde vc é, mas se for usar é da forma parecida ao sapé. Mas ela é muito forte de forma que deve ser usada apenas um pedaço bem pequeno para um litro de água (1 a 2 cm) aproximadamente. Mais do que só pode se tornar tóxico para o bebê. Também é uma raiz de coloração clara.

      Curtir

  13. Oi td bem ,minha BB está com quatro meses e só mama no peito,sera q não vai fazer mal ela tomar o chá de raiz de sapê, afinal ela nunca tou nada além do leite materno

    Curtir

  14. Como se faz o chá de raiz de sape
    Comprei mas só achei a raiz seca
    É a mesma coisa aliguem pode me ensinar como se faz é como dar ao meu filho

    Curtir

    • Olá Antônio,
      que bom que encontrou a raiz de sapé.
      é bem simples o preparo do chá:
      1. 200ml de água para uma rama da raiz.
      2. Deixe ferver em fogo brando e abafe.
      3. Após esfriar sirva para seu filho beber. Experimente antes. Se achar o gosto muito forte (é um pouco amargo) acrescer um pouco mais de água.

      PS.:Também é interessante deixar o chá na geladeira e vai servindo para o bebê ao longo do dia. O chá geladinho já ajuda aliviar o desconforto, amenizando a dor.

      Boa sorte papai!
      um abraço
      Gabi

      Curtir

  15. Gostaria de encontrar o chá de Sapé sou de guarulhos não vende nas farmácias de ervas naturais será??? Sou de guarulhos
    Bjs.

    Curtir

  16. Uma farmacêutica me receitou bismu jet para passar com o cotonete disse quee ee muito bom para aliviar alguém já usou ?

    Curtir

  17. Ola, meu menino ta com 6 meses e ja com 2 dentinhos de frente, na parte de baixo.curioso, ultimamente ele rejeita comida. Eu fico sem saber o que fazer pois eu sei que ele deve se alimentar. Mais ai pergunto, o que faco com esta situacao? Sera que deixo ele assim ou insisto ate ele comer, pois tenho medo que ele perca peso.
    No teu post lee que um dos efeitos da denticao e’ a falta de apetite. Mais sendo isso, como ultrapassar?

    Curtir

    • Olá Claudina,
      só agora pude lhe responder. Desculpa pela demora. Meus dias andam bem acelerados por aqui com meus 2 filhos.
      Então, sobre sua dúvida. Realmente essa é uma fase tensa mesmo. os bebês ficam bem incomodados, chorosos, sem apetite e querendo colo, colo e colo. Tenha paciência com seu filho nessa fase e não o force a comer Mas ofereça com frequência frutas geladinhas e fáceis de comer como melancia, melão, quiwi, etc. Picolé de leite materno é um sucesso total, também alivia o desconforto na gengiva. Água de coco, que é um excelente e possui diversas vitaminas.

      Espero ter lhe ajudado!

      Bons dias com seu bebê.
      beijo
      Gabi

      Curtir

    • Oi Dayse,
      Se seu bebê mama exclusivamente o leite materno, não é recomendado por agora.
      Imagino que já começou a fase do incômodo, coçando e babando muito. Te indico muito colo, picolé de leite materno, mordedores e muita paciência.
      Quando ele já estiver com os 6meses que vc irá introduzir os alimentos aí sim, vc já pode fazer o chá de sapé para ele.

      Bons fluidos.
      beijo

      Gabi

      Curtir

  18. Muito obrigada pelas dicas minha filha assim hj muito difícil … Vou comprar o posinho e o mordedor onde acho o po de camomila ? Bj

    Curtir

  19. oi Gabi
    fui informada q a matricaria não deixa dar febre nem diarréia no bebê e verdade?
    ea raiz d sapê ela tem efeito nesses sintomas também minha bebê ta cm meses e ta começando a ficar um pouco incomodada .
    abraço
    aguardo

    Curtir

  20. minha filha tem 3 anos e esta sendo muito maltratada com os dente de traz que estão nascendo ,me indica algo que alivie essa dor

    Curtir

  21. Gabi , pergunto pra varias pessoas sobre a raiz mas ninguem sabe ou ouviu falar< vc tem proximo da sua casa ?? vc não me venderia caso tivesse ai ?? desespero de mãe

    Curtir

  22. alguém sabe me informa por favor se cha de erva cidreira, capim limao, assa peixe e arnica também serve para a dentição do baby

    Curtir

Deixe um comentário